Esta Torta de Sardinha é fácil de fazer e tem um sabor rico e salgado pelo qual você vai se apaixonar!

Não são muitas as receitas brasileiras que usam sardinha, mas ainda temos poucas e maravilhosas receitas com sardinha, até mesmo enlatadas e essa Torta de Sardinha é o minha favorita de longe.

Existem diversas marcas de sardinha, sendo vendidas nos mercados, é um produto bem acessível e de baixo custo, com ela conseguimos rapidamente fazer algumas receitas maravilhosas.

Receita de Torta de Sardinha
Torta de Sardinha fácil

Não é apenas uma receita simples de Torta de Sardinha, mas também tem um sabor agradável. Para ser honesto, eu não comia essa torta desde que morava com minha mãe – há mais de 20 anos -, então esta é a primeira vez que eu faço.

Como minha mãe não conseguiu encontrar seu livro de receitas, desenvolvi esta receita de Torta de Sardinha do melhor da minha memória, e saiu exatamente como eu me lembro.

Aqui estão algumas dicas para preparar uma deliciosa torta de sardinha. Você pode pular para a receita, mas se você não cozinhar sardinha com frequência, essas dicas serão úteis!

Veja nossas receitas de Tortas

Veja nossas receitas de Frutos do Mar

Escorra as sardinhas:  para esta receita, recomendo que você use sardinha em lata em óleo. Você vai querer remover o peixe do óleo e limpá-lo.

Ingredientes para receita de Torta de Sardinha

Azeite a gosto
3 Tomates
2 Cebolas
1/2 quilo de Massa de torta
4 latas de Sardinhas em azeite
Páprica a gosto
Pimenta a gosto
Sal

Como fazer Torta de Sardinha – Modo de Preparo

  1. Aqueça o óleo, acrescente os tomates cortados em quadradinhos e frite com a cebola. Enquanto isso, abrimos as latas de sardinha e reservamos o azeite que elas trazem, reservando-o.
  2. Quanto à massa, nós a dividimos em duas partes iguais. Passe farinha na bancada da cozinha e estique a massa com o rolo para que fique o mais fina possível. Primeiro adicione uma camada de cebola e tomate na base. olho! É muito importante que o recheio esteja frio para que a massa fique bem presa.
  3. Agora, colocamos as sardinhas que escorremos e polvilhamos um pouco de colorau doce, sal e pimenta-do-reino. Em seguida, cobrimos com a outra metade bem esticada. Vamos selar nas pontas, trançando com as mãos ou com a ajuda de um garfo, e fazer um pequeno furo no centro para respirar a torta.
  4. Faremos o mesmo para diferentes áreas, para que não inche. Finalmente, podemos decorar a torta com tiras do restante da massa.
  5. É hora de pintar a torta com um pincel. Usaremos o óleo que reservamos das sardinhas. A seguir, pré-aqueça o forno por 5 minutos a 180º C e coloque a torta na mesma temperatura. Primeiro, cerca de 20 minutos para a parte de baixo e depois outros 20 minutos no centro.
  6. Quando estiver bem dourado, tiramos, deixamos esfriar um pouco e … pronto pra curtir!

Obs. A páprica que eu uso é a páprica defumada, existem 3 tipos de páprica nos mercados e lojas especializadas na venda desse produto, são elas a páprica doce, páprica picante e a páprica defumada, a defumada como seu nome já diz, ela tem um aroma delicioso de algo que foi curtido com pouco fogo, por longo tempo, em baixa temperatura.

Pois tendo mais fumaça dando aquele toque especial e sabor ao ingrediente, isso faz com que a páprica pegue o cheiro e o gosto do defumado, que pode facilmente passar todo esse aroma para a receita que você for fazer.

Super fácil de fazer, e um sabor delicioso de quero mais, assim se resume essa receita de Torta de Sardinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receita Simples e Fáceis
Nossas Categorias