No Vietnã, temos um tipo de Salada de frango vietnamita muito especial, que é criado naturalmente e por isso a carne é macia, mas não desmancha, principalmente para o peito de frango. Essas galinhas vietnamitas (chamadas Gà di (espécie de frango pequeno) ou gà đi bộ (galinha ambulante) são pequenas, pesando apenas cerca de mais de 1 kg cada. Comer frango no Vietnã é meio caro porque leva pelo menos vários meses para ter um frango “mútuo” pronto para a colheita (risos).

Esta Salada de frango vietnamita , repolho e cenoura é o equivalente vietnamita da salada de repolho. Servido como aperitivo em muitos restaurantes vietnamitas, é misturado com vinagre de arroz ou molho de vinagre branco simples.

Salada de frango vietnamita
Salada de frango vietnamita

(Vinagres de vinho ocidentais não devem ser usados nesta Salada de frango vietnamita , pois seus sabores distintos seriam irresistíveis). Embora a Salada de frango vietnamita seja melhor preparada com frango cozido na hora ou no vapor, as sobras de frango assado também são aceitáveis, e nós como bons brasileiros, sempre sabemos reaproveitar nossos insumos alimentícios, e está ai uma ótima receita de Salada de frango vietnamita para reaproveitar aquele franguinho assado que sobrou. 

Receita de camarão na moranga

Receita de Beef Bourguignon

Receita de Molho Bechamel

Embora os vegetais sejam normalmente servidos crus, você pode curá-los com sal para amaciar e ao mesmo tempo se livrar do excesso de água. Tornam-se mais agradáveis ​​ao paladar, mas ainda mantêm a “crocância” necessária para nossa receita de Salada de frango desfiado .

Imagine como fiquei animado quando recebi de um amigo por e-mail na semana passada essa deliciosa receita Salada de frango vietnamita ! Ele disse que a receita era originalmente do livro de receitas de Wendy Hutton (a Diva da Cozinha do Sudeste Asiático) e que ele mudou para se adequar ao seu estilo de cozinhar. Peguei tanto a versão original quanto a de meu amigo e as combinei para fazer esta fantástica Salada de frango vietnamita .  

Usei os peitos de frango que sobraram da outra noite, e deixe-me dizer que o frango ainda estava incrivelmente úmido e ligeiramente picante. Esta Salada de frango vietnamita é leve e muito refrescante já que a base é feita de couve crocante e uma abundância de ervas frescas. Não só havia bastante para nós dois para o jantar, mas também teríamos o suficiente para o almoço no dia seguinte. Eu amo saladas que fazem uma refeição ficar completa!

Ingredientes da receita de Salada de frango vietnamita

  • 2 colheres de sopa de molho de peixe
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 1 colher de sopa de vinagre de arroz branco
  • 2 colheres de açúcar
  • 3 xícaras de repolho verde
  • 1 colher de sopa de sal marinho
  • 1 ½ xícara de cenoura
  • 1 chalota grande descascada e cortada em fatias finas no sentido do comprimento
  • 1 dente de alho grande, descascado e picado
  • 1 ou mais malagueta vermelha, com sementes
  • 1 quilo de carne de peito de frango cozido, ralado ou em fatias finas
  • 1/3 xícara de folhas de hortelã
  • 2 colheres de sopa de amendoim torrado sem sal picado

Salada de frango vietnamita – Modo de Preparo

  1. Misture o molho de peixe, o suco de limão, o vinagre e o açúcar em uma tigela grande até que o açúcar esteja completamente dissolvido.
  2. Misture o repolho com 2 colheres de chá de sal e a cenoura com 1 colher de chá de sal em tigelas separadas. Deixe repousar por 30 minutos. Escorra e enxágue os dois vegetais. Coloque o repolho e a cenoura em um pano de prato limpo, torça e esprema o restante da água.
  3. Adicione o repolho, a cenoura, a cebola, o alho e a pimenta ao molho. Misture bem e deixe marinar por 20 minutos. Misture o frango com 1 colher de sopa de hortelã e misture bem com a salada
  4. Sirva a salada decorada com o amendoim e o restante da hortelã
Comentário (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receita Simples e Fáceis
Nossas Categorias