Doce de Leite Caseiro

Receita de Doce de leite caseiro
Doce de leite caseiro

Neste post, você encontrará a maneira tradicional de fazer do zero Doce de Leite Caseiro, e as dicas mais úteis de sempre.

O que posso dizer sobre Doce de Leite Caseiro? Eu sou um grande fã. A maioria de nós está aqui em casa também. Com ele são feitas as nossas sobremesas mais tradicionais, como os alfajores, e adicionamos a quase tudo, como em recheios bolos.

Receita de Doce de leite caseiro
Doce de leite caseiro

Ingredientes de Doce de Leite Caseiro

Eles são poucos e você provavelmente os tem todos em sua cozinha agora.

2 litros de leite – use leite integral para obter os melhores resultados. Este é um doce e a riqueza e a gordura do leite normal tornam o produto mais saboroso.

4 xicaras de Açúcar – açúcar cristal é o que você precisa. Eu tentei com açúcar de confeiteiro, mas o resultado é granulado. Açúcar mascavo pode funcionar, mas às vezes a consistência não fica boa.

1 Pitada de bicarbonato de sódio – este ingrediente é crucial se você quiser uma cor marrom. Use mais para obter uma cor caramelo mais profunda e menos para um tom mais chá com leite, (opcional).

Baunilha e sal a gosto- podem ser categorizados como opcionais, mas acho que algumas gotas de baunilha e uma pitada de sal marinho aprofundam o sabor e tornam o Doce de Leite Caseiro muito mais saboroso !

[adinserter block=”2″]

Dicas de Preparo do Doce de Leite

Panela: deve ser funda porque o leite quando ferve pode subir rapidamente e você não quer que ele derrame, e fundo grosso porque há bem menos possibilidade de queimar ou grudar.

O prato por dentro: essa é uma dica peculiar e você pode ver no vídeo tutorial acima, mas é o que se fazia antigamente, quando a maior parte da comida era caseira e demorava o dia todo. Minha avó usava mármores de vidro, mas hoje são difíceis de encontrar.

A segunda melhor coisa foi um prato de cabeça para baixo, embora eu também use as coisas de vidro super pequenas que mostro no vídeo. A ideia é ter algo que se mova, imitando uma agitação, para que você não precise fazer isso manualmente. Porque você precisa mexer com muita frequência, caso contrário.

Veja também nossas receitas de Doces

Ingredientes: use leite integral e açúcar branco. Eles funcionam muito melhor do que qualquer outra variação. Não fique tentado a usar açúcar de confeiteiro, pois o resultado final será mais granulado. Eu sei, parece que o oposto vai acontecer, já que o açúcar de confeiteiro é tão macio, mas não funciona.

Água gelada: se você resfriar o Doce de Leite Caseiro sobre uma tigela com água gelada, não só ajudará a resfriá-lo mais rápido, mas também evitará alguma cristalização, por isso o Doce de Leite Caseiro tem menos chance de ficas granulado. Se você pular esta dica, também fará um ótimo lote de Doce de Leite Caseiro, mas os detalhes ajudam.

[adinserter block=”2″]

Como Fazer Doce de Leite – Modo de Preparo

1 – Aqueça o leite e adicione o açúcar, mexendo para dissolver.
2 – Adicione o bicarbonato de sódio, mexa, deixe a espuma e deixe ferver.
3 – Neste ponto, adicionamos um prato de cabeça para baixo; ele ‘agita’ a mistura. Não se preocupe nada vai acontecer de errado.
4 – Ele se moverá e você não terá que mexer manualmente com tanta frequência.
5 – O doce de leite vai escurecer e engrossar, essa é a hora de tirar o prato.
6 – Agora está quase pronto. Vai correr muito calor enquanto estiver quente.
7 – Transfira para uma tigela sobre água gelada e mexa constantemente enquanto esfria.
8 – Misture bem para garantir uma consistência cremosa.

Armazenando

Geladeira : esta é a melhor forma de conservar o doce de leite e conserva-se indefinidamente, ou quase. Nunca vi um doce de leite estragar, nunca. O que acontece é que eventualmente ficará granulado devido à cristalização e seca. Mas para que isso aconteça, geralmente leva meses.

Recipientes: Gosto de potes de vidro com tampas justas, são a melhor forma de guardá-los. Recipientes de plástico também funcionam.
Você pode, em teoria, congelá-lo. Mas não adianta, já que fica tanto tempo na geladeira.

Avatar of Peterson Avila
Sobre Peterson Avila 0 Artigos
Olá, sou o Peterson Avila, Gastrônomo, formado pela https://www.unigran.br/, Proprietário da Sabor único Marmitaria, e Responsável pelas Receitas publicadas no https://receitasimplesefacil.com.br/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*