Esta é a nossa receita de Pão Brioche, aprenda a fazer este tradicional pão doce trançado. Todos vão amar

O que é Pão Brioche?

O brioche é um pão levemente doce com fermento enriquecido com ovos e manteiga que lhe conferem um miolo tenro. O pão brioche é originário da França.

Um Pão Brioche é tão bonito quanto delicioso. É o nosso favorito em para consumir nos feriados, também cai bem com o cafezinho da tarde, como o nosso Pão de Queijo, Bolo de Cenoura e Bolos de Fubá.

Pao Brioche
Pao Brioche Caseiro

A chave para fazer um ótimo brioche é usar ingredientes em temperatura ambiente. Eles se incorporam melhor à massa e dão um impulso inicial ao fermento.

Dicas para trabalhar com fermento:

Temperatura do fermento – comece com o fermento que está em temperatura ambiente. Se você mantiver o fermento refrigerado, deixe-o fora da geladeira um pouco antes de usar.

A levedura oferece o melhor crescimento. Para 1 colher de sopa de fermento, você precisará de cerca de 9 gramas de fermento seco ativo.

Temperatura do leite – aqueça seu leite até a temperatura ideal à prova de fermento de 37 graus. Não passe disso ou você desativará o fermento.

A massa não está crescendo? Seu ambiente provavelmente está muito frio. Coloque a massa em um lugar quente (40 graus) para crescer. Pré-aqueça o forno na configuração mais baixa por 2 minutos, depois desligue e coloque a tigela de massa sobre uma toalha no forno quente e leve ao forno até dobrar de volume (não se esqueça de remover a toalha antes de assar).

Veja Mais Receitas de Pães

Provar o fermento – certifique-se de que o fermento tem bolhas e forme uma camada espumosa (leva cerca de 10 minutos). Se isso não acontecer, não continue. Você precisará obter uma nova levedura e começar de novo.

Receita de Pão Brioche – Ingredientes:

3/4 xícara de leite morno
1 colher de sopa de fermento seco ativo
3 ovos grandes em temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar
4 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
1 colher de chá de sal
4 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 ovo
1 colher de chá de água
1 colher de chá de sementes de gergelim (opcional)

Como Fazer Pão Brioche – Modo de Preparo

  1. Em um copo medidor, misture 3/4 de xícara de leite morno com 1 colher de chá de açúcar.
  2. Junte 1 colher de sopa de fermento e deixe descansar por 10 minutos para fermentar o fermento
  3. Em uma tigela separada ou na tigela da sua batedeira, misture 3 ovos, 4 colheres de sopa de manteiga derretida e resfriada, 1/2 xícara de açúcar e 1 colher de chá de sal.
  4. Bata até ficar bem misturado e acrescente a mistura de fermento
  5. Usando o batedor de massa na velocidade 2, ou uma colher de pau, adicione 1 xícara de farinha de cada vez, deixando incorporar a cada adição.
  6. Adicione a última 1/2 xícara de farinha 1 colher de sopa de cada vez até que a massa não grude mais nas laterais da tigela e não grude nas pontas dos dedos limpas e secas.
  7. Continue a amassar com a mão ou na batedeira por 8 a 10 minutos.
  8. Transfira a massa para uma tigela grande com manteiga e gire para cobrir com manteiga.
  9. Cubra com filme plástico e deixe fermentar em um lugar aquecido por 1 a 2 horas ou até dobrar de volume.
  10. Vire a massa sobre uma superfície limpa e divida a massa em 4 partes iguais.
  11. Enrole cada pedaço em comprimentos de 18 a 20 cm e arrume-os lado a lado verticalmente. Junte as 4 pontas.
  12. Para trançar o Brioche: Cruze a faixa da extrema direita sobre a vizinha. Dobre a faixa da extrema esquerda sob sua vizinha e sobre a próxima faixa.
  13. Repita esse processo até terminar a trança, em seguida, aperte a outra extremidade para selar e evitar que se desfaça.
  14. Unte com manteiga uma assadeira grande e coloque o pão trançado na assadeira com manteiga. Cubra levemente com um pano de prato e deixe crescer em local aquecido por 30 minutos ou em temperatura ambiente por 1 hora, até que esteja visivelmente crescido.
  15. Em um prato separado, bata 1 ovo e 1 colher de chá de água. Assim que a trança estiver crescida, pincele com um ovo e polvilhe com sementes de gergelim, se for usar.
  16. Asse no centro de um forno pré-aquecido a 180 graus por 25-28 minutos até que o topo esteja dourado. Resfrie à temperatura ambiente antes de fatiar.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receita Simples e Fáceis
Nossas Categorias