Esta é uma receita clássica de Panna Cotta italiana fácil, rica e cremosa. Eu faço toda vez que preciso de uma sobremesa rápida e impressionante!

O que é Panna Cotta?

Panna Cotta significa “creme cozido” em italiano. Inclui poucos ingredientes e é basicamente uma mistura simples de creme, açúcar e baunilha. Gelatina é adicionada para definir a mistura e criar uma consistência semelhante a um creme. O produto final é rico e sedoso.

Esta é a melhor receita desse clássico que eu conheço! Já fiz isso dezenas de vezes. Apesar do creme de leite, esta sobremesa é perfeita como sobremesa leve e não muito doce após uma refeição pesada.

Se quiser fazer uma receita ainda mais leve , você pode substituir um pouco do creme de leite por leite. Eu fiz algumas algumas vezes e ainda estava muito delicioso.

Como Fazer Panna Cotta
Receita de Panna Cotta

O que a gelatina faz na minha Panna Cotta?

A gelatina é feita de pequenos grânulos sem cor ou sabor e é usada como agente espessante, a gelatina pode ser vendida em caixas que contenham 2 ou mais envelopes. Um envelope geralmente contém de (7-14g) de gelatina.

Para usar a gelatina, primeiro despejamos sobre água fria (ou outro líquido) e deixamos descansar por alguns minutos para amolecer. Nesse meio tempo, preparamos nossa mistura de creme aquecendo o creme, o açúcar e a baunilha em uma panela até aquecer e o açúcar se dissolver.

Uma vez quente, adicionamos a gelatina amolecida e bata imediatamente até ficar homogêneo. Adicionar a gelatina a uma mistura quente é o que a ativa. Certifique-se de que a mistura esteja completamente lisa e que não haja pequenos cristais remanescentes.

Veja Também Nossas Receitas de Doces

Se houver, leve a panela de volta ao fogão e aqueça bem devagar, sem deixar a mistura ferver (isso é muito importante!) Até que a gelatina esteja completamente dissolvida.

A gelatina não pode ser omitida da receita, porque sem ela a Panna Cotta não endurece. A Panna Cotta leva no mínimo 4 horas para endurecer, mas isso depende do tamanho de suas xícaras. Se você usar mini xícaras individuais, ela endurecerá rapidamente.

Você pode congelar Panna Cotta?

Sim você pode! Mantém-se bem no congelador. Deixe-o durante a noite na geladeira para descongelar completamente antes de usar.

Cobertura para sua Panna Cotta

Você pode cobrir a Panna Cotta com molho de caramelo, coalhada de limão, ganache de chocolate amargo ou ganache de chocolate branco.
Para uma Panna Cotta de morango simples, coloque os morangos com um pouco de açúcar de confeiteiro no processador de alimentos e processe até ficar homogêneo e, em seguida, cubra a panna cotta (depois de endurecer na geladeira) com o molho de morango e pequenos pedaços de morangos frescos.
Esta é minha versão favorita de Panna Cotta!

Como fazer Panna Cotta – Ingredientes

1/4 xícara (60 ml) de água fria ou leite
2 saquinho de gelatina em pó sem sabor
2 xícaras (480 ml) de creme de leite
1/4 xícara (50 gr) de açúcar granulado
1 colher de chá de extrato de baunilha puro

Receita de Panna Cotta – Modo de Preparo

  1. Coloque a água em uma tigela pequena e polvilhe a gelatina sobre a superfície em uma única camada. Certifique-se de não empilhá-lo, pois isso impedirá que os cristais se dissolvam adequadamente. Deixe repousar por 5-10 minutos para amolecer.
  2. Enquanto isso, em uma panela média, aqueça o creme de leite, o açúcar, a vagem de baunilha e as sementes de baunilha em fogo médio e leve para ferver até que o açúcar se dissolva. Retire do fogo e descarte a fava de baunilha. Junte a gelatina e bata imediatamente até ficar homogêneo e dissolvido. Se a gelatina não se dissolver totalmente, coloque a panela de volta no fogão e aqueça suavemente em fogo baixo. Mexa sempre e não deixe a mistura ferver.
  3. Despeje o creme em 4 pratos individuais. Leve à geladeira por pelo menos 2 a 4 horas ou até que esteja completamente firme.
  4. Se desejar, cubra com frutas frescas, frutas vermelhas , molho de frutas vermelhas ou coalhada de limão .
  5. Panna cotta pode ser coberta com filme plástico e refrigerada por até 3 dias.

Dicas para sua Receita de Panna Cotta

Se estiver usando folha de gelatina, use o mesmo peso (7g). Adicione as folhas a uma tigela com 2 xícaras de água. Deixe descansar por 5-10 minutos, em seguida, remova as folhas e mexa na panna cotta quente conforme indicado na receita (você não precisa adicioná-la junto com a água, como na gelatina em pó – adicione apenas as folhas) .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receita Simples e Fáceis
Nossas Categorias