Essa Mousse de Maracujá é clássica, é feita com polpa de maracujá, chantilly ou leite condensado, gelatina, clara de ovo e açúcar.

A Mousse de Maracujá é uma sobremesa deliciosa e relativamente fácil de fazer. Esta é uma mousse de estilo clássico feita com polpa de maracujá, fresca ou congelada, creme de leite ou leite condensado, ou uma mistura de ambos, gelatina sem sabor, clara de ovo e açúcar.

Essa Mousse de Maracujá de estilo clássico tem aquela textura leve e arejada que você espera de uma mousse.

Receita de Mousse de Maracujá
Mousse de Maracujá Clássico

Esta sobremesa é muito popular entre meus amigos, quem já experimentou aprovou. A primeira vez que fiz foi quando uma amiga minha pediu que eu a fizesse de sobremesa, ela nunca tinha experimentado Mousse de Maracujá, e adorou.

A maneira mais fácil e típica de fazer essa sobremesa (e muitas outras do nosso Brasil) é usando leite condensado.

Usei leite condensado na primeira vez e não gostei muito, mas quando coloquei uma colher de polpa de maracujá fresca por cima da mousse e um pouco de chantilly ao lado o sabor melhorou drasticamente.

A combinação do chantilly com a mousse lembrava esses incríveis picolés de maracujá e creme que eu comia quando criança, e era exatamente esse o sabor que queria obter na Mousse de Maracujá.

A segunda tentativa obtive muito mais sucesso, eliminei o leite condensado e substituí-o por creme de leite fresco. Também acrescentei polpa de maracujá fresca à mistura, Isso funcionou muito bem.

Veja Aqui Mais Receitas de Doces

É só uma questão de preferência, tenho muitos amigos que são loucos por leite condensado e podem ter preferido o sabor da Mousse de Maracujá com leite condensado.

Você também pode usar uma mistura de meio leite condensado e meio creme de chantilly se quiser o melhor dos dois mundos. Outro motivo que prefiro usar chantilly é que deixa a textura da mousse muito mais fofa e esponjosa.

Para esta Mousse de Maracujá, usei a poupa concentrada para fazer a mousse e depois usei maracujá fresco para decore as mousses.

Também adicionei um pouco de polpa de maracujá fresca na mistura de mousse para dar um sabor extra, no entanto, você vai se sair bem se você usar apenas a polpa de fruta fresca para terminar cada porção.

Como Fazer Mousse de Maracujá – Ingredientes

2 envelopes de gelatina sem açúcar
¼ de copo de agua
1 ½ xícara de polpa de maracujá ou polpa congelada sem açúcar
1 colher de sopa de suco de limão
1 2/3 xícaras de chantilly ou lata 1 lata de leite condensado
6 claras de ovo
½ colher de chá de creme de tártaro
1 xícara de açúcar
2 a 3 polpas e sementes de maracujá
Polpa de 6 maracujá fresco
Chantilly
Sorvete de maracujá

Receita de Mousse de Maracujá – Modo de Preparo

  1. Misture o suco de maracujá, o açúcar e suco de limão em uma panela e aqueça até que o açúcar se dissolva, retire e deixe esfriar completamente.
  2. Polvilhe a gelatina sem açúcar sobre ¼ xícara de água em uma tigela de vidro resistente ao calor e deixe amolecer por cerca de 5 minutos.
  3. Coloque a tigela refratária sobre uma panela de água fervente e mexa até que se dissolva, em seguida, acrescente o suco de maracujá.
  4. Coloque a mistura de maracujá e gelatina em uma tigela com água fria e deixe esfriar por 30 minutos, mexendo ocasionalmente.
  5. Na batedeira, bata as claras até formar picos, em seguida, misture com uma colher na mistura de suco de maracujá – (se for usar leite condensado, misture com o suco de maracujá ou, se usar meio leite condensado e meio creme, bata as claras e junte o sumo de maracujá e o leite condensado).
  6. Combine as claras e o creme de tártaro em uma tigela grande de batedeira e misture até formar picos firmes.
  7. Bata 1/3 das claras em neve com a mistura de maracujá e chantilly.
  8. Em seguida, use uma espátula para dobrar delicadamente nas claras de ovos duras restantes.
  9. Misture delicadamente a polpa de maracujá fresca e as sementes se usar.
  10. Coloque a mousse em uma forma grande de sobremesa ou em pequenas formas individuais, cubra e leve à geladeira por 6-8 horas, durante a noite é o ideal.
  11. Para retirar a mousse das formas pequenas, coloque-as numa tigela com água à temperatura ambiente antes de servir para as soltar e, em seguida, deslize uma faca ao longo das extremidades da forma para ajudar a libertar as mousses individuais.
  12. Sirva com uma colher de polpa de maracujá fresca por cima, outras guarnições opcionais incluem chantilly ou sorvete de maracujá.
Comentário (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receita Simples e Fáceis
Nossas Categorias