Esta postagem mostra como fazer Iogurte Natural em casa, com um simples preparo você faz Iogurte Natural caseiro e iogurte grego.

Você só precisa de dois ingredientes e 15 minutos de de tempo livre para por em prática essa receita, depois de ter seu iogurte natural base, você pode misturá-lo e temperá-lo o quanto quiser, deixando ele mais delicioso, é uma receita econômica e mais saudável do que as opções encontradas nos mercados.

O Iogurte Natural é uma das minhas melhores receitas caseiras, e também uma das minhas favoritas.

Feito de forma fácil, acessível e super versátil, o Iogurte Natural é absurdamente simples de ser feito com o uso de apenas dois ingredientes e quinze minutos de preparação.

Receita de Iogurte Natural
Iogurte Natural Caseiro

Além disso, seu primeiro lote pode ser usado como uma ‘base’ para os próximos, o que significa que você pode ter um estoque enorme de Iogurte Natural a um preço fantástico.

Sem mencionar que não há necessidade de se preocupar com ingredientes “adicionais” e desnecessários ao fazer Iogurte Natural (e sem adição de açúcar).

Embora isso também dependa de qual tipo de iogurte você usa para iniciar a receita. Eu sempre escolho uma base totalmente natural, sem ingredientes adicionais desnecessários.

Qual a Diferença de Iogurte Natural e Iogurte Grego

Primeiro, vamos dar uma olhada em como o iogurte é feito. É feito ao combinar leite com uma cultura ativa (bactérias amigáveis ​​ao intestino), que chamamos de ‘iniciador’. Ao combinar os dois, a cultura trabalha na fermentação do leite.

Durante esse processo, as bactérias convertem a lactose do leite em ácido lático, e isso é iogurte.

Temos Diversas Receitas a Sua Espera Aqui

Dependendo do produto lácteo e da cultura inicial com que você começar, bem como a duração e o processo da fermentação, o iogurte irá variar. No entanto, não é isso que distingue os dois tipos que mostrarei como fazer aqui.

O iogurte grego segue exatamente o mesmo processo de fermentação que do natural, com a única diferença de que é um iogurte coado. O processo de filtração elimina o excesso de soro e deixa ele um produto mais espesso e concentrado, ou seja, iogurte grego.

O Que é Um Iniciador?

A maioria dos produtos que requerem fermentação requer um ‘Iniciador’ (como massa fermentada, iogurte, etc.). Para o iogurte, esse “iniciador” precisa conter uma mistura de bactérias que consomem lactose, convertendo-a em ácido lático.

Embora seja possível comprar embalagens específicas para ‘iniciadores de iogurte’, decidi usar um método ainda mais simples que a maioria das pessoas poderia fazer agora em suas casas, com um item que você pode já ter na geladeira. E isso é usar um produto já fermentado como entrada.

Como Fazer Iogurte Natural – Ingredientes

8 xícaras de leite
1/2 xícara de iogurte natural sem sabor e sem açúcar

Receita de Iogurte Natural – Modo de Preparo

  1. Para começar a fazer o iogurte caseiro, comece aquecendo o leite em fogo médio até atingir 80 a 85 graus, (se não tiver termômetro desligue o fogo antes que o leite comece a ferver).
  2. Deixe esfriar até 40 a 45 graus (se você não tiver um termômetro, pode mergulhar o dedo mínimo no leite morno e tentar mantê-lo ali por 7 segundos antes que comece a doer.
  3. Quando esfriar, acrescente o iogurte e mexa com uma colher de pau.
  4. Transfira para um recipiente de vidro limpo e esterilizado.
  5. Enrole o frasco em uma toalha quente ou cobertor e mantenha em um local aquecido por no mínimo 6 horas. Costumo manter o meu no forno, desligado.
  6. Quando o período de incubação terminar, você pode transferi-lo para a geladeira e deixar repousar por mais 12-24 horas e, em seguida, despeje o soro de leite líquido que possa estar em cima.
  7. Como armazenar:
  8. O Iogurte Natural vai manter-se bom por 1 a 2 semanas na geladeira.
  9. Sempre use utensílios super limpos para remover o iogurte do pote, pois qualquer bactéria pode afetar a potência do iniciador ao reutilizá-lo para fazer uma nova remessa.
  10. Lembre-se de deixar algumas colheradas de iogurte reservadas para usar como entrada para o próximo lote.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receita Simples e Fáceis
Nossas Categorias