Cheese cake é uma sobremesa amada em todo o mundo. Embora muitos presumam que ele tenha suas origens em Nova York, na verdade ele data de muito mais tempo. Vamos voltar mais de 4.000 anos para a Grécia antiga! Sente-se, pegue uma cremosa fatia de cheese cake e aprenda tudo sobre a rica história dessa sobremesa.

Cheese cake viaja pelo mundo

O primeiro “ Cheese cake ” pode ter sido criado na ilha grega de Samos. Antropólogos físicos escavaram lá moldes de queijo datados de cerca de 2.000 aC, o queijo e os produtos de queijo provavelmente já existiam há milhares de anos antes disso, mas antes disso vai para a pré-história (aquele período da história humana antes da invenção da escrita), então vamos nunca realmente sei. 

Na Grécia, o cheese cake era considerado uma boa fonte de energia e há evidências de que era servido aos atletas durante os primeiros jogos olímpicos em 776 aC Noivas e noivos gregos também usavam o cheese cake como bolo de casamento. Os ingredientes simples de farinha, trigo, mel e queijo foram formados em um bolo e assados ​​- muito longe das receitas mais complicadas disponíveis hoje!

Receita de Cheese cake
Cheese cake simples

Adicionando Ingrediente de Assinatura

O cream cheese foi um acréscimo americano ao bolo e, desde então, se tornou um ingrediente básico nos Estados Unidos. Em 1872, um fazendeiro de leite de Nova York estava tentando reproduzir o queijo francês Neufchatel. Em vez disso, ele acidentalmente descobriu um processo que resultou na criação de cream cheese. 

Três anos depois, o cream cheese foi embalado em papel alumínio e distribuído nas lojas locais sob a marca Philadelphia Cream Cheese. A marca Philadelphia Cream Cheese foi comprada em 1903 pela Phoenix Cheese Company e, em seguida, foi comprada em 1928 pela Kraft Cheese Company. A Kraft continua a fazer este mesmo delicioso queijo cremoso da Filadélfia com o qual estamos familiarizados hoje.

Cheesecake de Nova York

Claro, nenhuma história de chees ecake está completa sem investigar as origens do cheese cake de estilo nova-iorquino. O cheese cake clássico estilo New York é servido apenas com o bolo – nenhuma fruta, chocolate ou caramelo é servido na parte superior ou na lateral. Este famoso bolo de sabor suave obtém seu sabor característico de gemas de ovo extras na mistura para bolo de cream cheese.

Por volta de 1900, os nova-iorquinos estavam apaixonados por esta sobremesa. Praticamente todo restaurante tinha sua própria versão de cheese cake em seu menu. Os nova-iorquinos disputam o direito de se gabar por ter a receita original desde então. 

Mesmo sendo mais conhecido por seus sanduíches exclusivos, Arnold Reuben (1883-1970) é geralmente creditado por criar o cheese cake ao estilo de Nova York. Reuben nasceu na Alemanha e veio para a América quando era jovem. Reza a história que Reuben foi convidado para um jantar onde a anfitriã serviu uma torta de queijo. Supostamente, ele ficou tão intrigado com este prato que experimentou a receita até que apareceu com o amado cheese cake NY Style.

Cheese cake gelado
receita de Cheesecake

Mais variações na América

Nova York não é o único lugar na América que dá seu toque próprio aos cheese cakes. Em Chicago, o creme de leite é adicionado à receita para mantê-la cremosa. Enquanto isso, o cheese cake da Filadélfia é conhecido por ser mais leve e cremoso do que o cheese cake de Nova York e pode ser servido com cobertura de frutas ou chocolate. Em St. Louis, eles comem um bolo de manteiga pegajoso, que tem uma camada adicional de cobertura de bolo no recheio do cheese cake.

Veja também:

Receita de camarão na moranga

Receita de Beef Bourguignon

Receita de Molho Bechamel

Cheesecake ao redor do mundo

Cada região do mundo também tem sua própria opinião sobre a melhor maneira de fazer a sobremesa. Os italianos usam queijo ricota, enquanto os gregos usam mizithra ou feta. Os alemães preferem o queijo cottage, enquanto os japoneses usam uma combinação de amido de milho e clara de ovo. Existem cheese cakes especiais que incluem queijo azul, frutos do mar, pimenta picante e até tofu! Apesar de todas as variações, os principais ingredientes da sobremesa popular – queijo, trigo e adoçante – permanecem os mesmos.

Não importa como você o fatie, o cheese cake é realmente uma sobremesa que resistiu ao teste do tempo. Desde o início registrado em Samos, há mais de 4.000 anos, até seu atual status de ícone em todo o mundo, este bolo cremoso continua sendo o favorito para quem gosta de doces de todas as idades.

Ingredientes da receita de Cheese Cake

400 gramas Biscoito tipo maizena
100 gramas Manteiga
500 gramas Ricota fresca
1 lata Leite condensado
1 colher de raspa de limão
250 gramas Creme de leite fresco batido
20 gramas Gelatina em pó
3 unid. clara em neve
100 gramas geléia de framboesa
10 gramas de gelatina em pó

Como fazer Cheese Cake – Modo de Preparo:

  • Bater os biscoitos no liquidificador até esmigalhar, derreter a manteiga e misturar com os biscoitos, forrar com essa massa o fundo de uma forma de pão-de-ló de 25cm de diâmetro e untar as laterais com óleo.
  • Amassar a ricota e passar pela peneira, juntar o leite condensado e misturar bem.
  • Juntar o suco de limão, as raspas e o creme de leite batido. Dissolver 20g de gelatina em água fria e esquentar em banho-maria. Juntar a gelatina ao creme.
  • Colocar na forma de pão-de-ló e levar na geladeira por 5 horas. Levar a geléia com um pouco de água ao fogo até obter uma calda rala. Juntar 10g de gelatina dissolvida em água.

Deixar esfriar e cobrir a torta com geléia. Levar outra vez para a geladeira até a gelatina endurecer.

Comentário (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receita Simples e Fáceis
Nossas Categorias