Aprenda a fazer Cebola Caramelizada, cozinhando lentamente para proporcionar um sabor delicioso, rico e doce, à medida que os açúcares naturais das cebolas caramelizam ela vai se tornando cada vez mais gostosa.

Caramelizar cebolas, cozinhando-as lentamente em um pouco de azeite até que estejam bem douradas, é uma ótima maneira de tirar o sabor dos ingredientes mais simples.

As cebolas são naturalmente doces, e como o caramelo vem do simples cozimento do açúcar quando você cozinha lentamente as cebolas por um longo período de tempo, os açúcares naturais das cebolas caramelizam, tornando o resultado intenso e maravilhosamente saboroso.

Você pode usar Cebola Caramelizada dessa maneira em cima do bife ou para sopa de cebola, tortas, pizza ou molho de cebola. Ou você pode fazer o que eu fiz com essa remessa, comê-los direto sobre uma torrada.

Cebola Caramelizada Simples
Como fazer cebola caramelizada

Quais são seus pratos favoritos para fazer cebolas caramelizadas? Por favor deixe nos saber nos comentarios no final da receita.

Esta receita de Cebola Caramelizada oferece cebolas incrivelmente saborosas todas as vezes. Depois de dominar a técnica básica, você os usará para tudo, desde sopa de cebola a molho de cebola e cobertura para hambúrgueres.

É fundamental usar uma panela grande. A base larga dá às cebolas bastante espaço para cozinhar elas soltinhas, sem aglomerar, de modo que a água liberada à medida que amolecem pode evaporar (do contrário, as cebolas vão cozinhar em vez de caramelizar).

Veja Mais Receitas de Acompanhamentos

Outro truque para fazer com que as cebolas se desintegrem e se quebrem rapidamente é cortá-las ao longo de seu grão natural, ou seja, paralelo ao eixo que passa entre a raiz e as pontas.

Aqui, detalhamos o processo passo a passo.

Receita de Cebola Caramelizada – Ingredientes

2 cebolas grandes descascadas.
2 colheres de sopa de manteiga sem sal.
Sal a gosto.
Caldo de frango com baixo teor de sódio ou água, opcional.

Como Fazer Cebola Caramelizada – Modo de Preparo

  1. Corte ambas as cebolas pela metade. Usando a ponta da faca, corte um entalhe em forma de V ao redor da raiz para removê-la
  2. Coloque a metade da cebola em sua tábua de corte de forma que a raiz fique voltada para você, em seguida, corte a cebola em fatias finas no sentido do comprimento, começando de um lado e indo até o outro.
  3. Repita o mesmo procedimento de fatiar para as metades restantes da cebola. É muita cebola! ela vai diminuir de volume, então é melhor fazer com uma grande quantidade.
  4. Aqueça 2 colheres de sopa de manteiga em uma panela grande em fogo médio até derreter e chiar.
  5. Em vez de despejar todas as cebolas de uma vez, o que encheria a panela e dificultaria a cocção, comece adicionando apenas alguns punhados grandes à panela.
  6. Cozinhe, mexendo até que as cebolas estejam macias e começando a ficar translúcidas, cerca de 1 a 2 minutos. Junte mais alguns punhados de cebola e repita o processo de cozimento e mexendo até adicionar todas as cebolas.
  7. Tempere com uma pitada de sal.
  8. Reduza o fogo para médio-baixo e continue a cozinhar as cebolas, mexendo a cada momento para evitar que grudem e corem demais, cerca de 15 a 20 minutos.
  9. Se você está optar por cebolas mais macias e caramelizadas (digamos, para um hambúrguer ou molho de cebola), continue cozinhando, mexendo regularmente, até que as cebolas estejam douradas.
  10. Para Cebola Caramelizada mais escura, do tipo que faz uma ótima cobertura de hambúrguer, cozinhe até que elas comecem a quase escurecer nas bordas e ficarem ligeiramente crocantes.
  11. Isso requer atenção constante para que não queimem. Ninguém disse que cebolas caramelizadas eram rápidas de serem feita.
  12. Deixe a cebola esfriar na panela, use ou transfira para um recipiente hermético e leve à geladeira. Eles vão durar até 1 semana.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receita Simples e Fáceis
Nossas Categorias