Capeletti é um tipo de massa fresca recheada originária da região de Emilia-Romagna, no norte da Itália, principalmente nas cidades de Modena e Bolonha.

Eles datam pelo menos da Idade Média, quando eram um alimento de luxo para as mesas dos aristocratas. O nome Capeletti significa “chapeuzinho”, que é o que sua forma arredondada se parece.

O Capeletti pode ser feito de círculos ou quadrados de massa, que muda ligeiramente de forma, mas o processo de dobragem é o mesmo.

Receita Capeletti
Capeletti Fácil

Veja Nossas Receitas de Massa

Eles são mais tradicionalmente servidos em caldo de carne, mas também podem ser servidos em molho de carne, em creme de leite levemente aquecido, com um molho simples de nozes, ou feitos na manteiga dourada com sálvia fresca.

Receita de Capelletti – Ingredientes

Para o recheio:

1 colher de sopa de manteiga sem sal
300 gramas de peito de frango
1 xícara de queijo ricota fresco
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
1 ovo grande
1 gema de ovo grande
1 pitada de noz – moscada
1 pitada de raspas de limão
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino moída na hora

Para o macarrão:

2 1/4 xícaras de farinha de trigo
3 ovos grandes
1 pitada de sal

Como Fazer Capeletti – Modo de Preparo

Recheio

Reúna os ingredientes.
Em uma panela pequena, derreta a manteiga e refogue o frango.
Deixe esfriar e corte em pedaços pequenos.
Usando um processador de alimentos ou liquidificador, misture o frango salteado, queijo ricota, Parmesão, ovo inteiro, gema de ovo, noz-moscada, raspas de limão, sal e pimenta para formar uma pasta fina.
Se a ricota for muito macia, retire a clara do ovo e use apenas 2 gemas. Se, por outro lado, a mistura estiver muito dura, adicione uma gema extra.

Massa

  1. Reúna os ingredientes.
  2. Faça um monte com a farinha na superfície de trabalho e forme um poço no meio.
  3. Rache os ovos no centro do poço e acrescente o sal.
  4. Misture os ovos e a farinha com as mãos até obter uma massa lisa , adicionando apenas algumas gotas de água, se necessário, e nada mais.
  5. Sove a massa por 10 a 15 minutos, até que fique lisa, firme e bastante elástica. Não economize no amassamento ou a massa irá se rasgar enquanto você a estende.
  6. Separe a massa em 2 pedaços.
  7. Enfarinhe sua superfície de trabalho (bancadas de mármore são ideais para isso, embora madeira ou fórmica também funcionem) e comece a estender a massa, rolando do meio, virando-a ocasionalmente e enfarinhando conforme necessário para evitar que grude.
  8. Continue virando e rolando até que você tenha uma folha que é quase transparente – tão fina quanto uma moeda de dez centavos ou mais fina se você conseguir, já que a massa quase dobrará de espessura durante o cozimento.

Moldar o Cappelletti

  1. Depois de estender uma folha fina de massa em uma superfície bem enfarinhada, use um cortador de biscoitos redondo para cortar 5 cm círculos de diâmetro de massa.
  2. Coloque 1 colher rasa de chá de recheio no meio de cada círculo.
  3. Usando a ponta do dedo ou um pincel de confeiteiro , umedeça as bordas do círculo com um pouco de água para que selem.
  4. Dobre os círculos ao meio sobre o recheio para formar meias-luas, pressionando para baixo com os dedos para selar a borda.
  5. Em seguida, puxe os dois cantos um em direção ao outro, sobrepondo-se um ao outro, e pressione as pontas para ajudá-los a aderir.
  6. Continue até que todos os capeletes estejam feitos.
  7. Ferva o macarrão em caldo ou água por 3 a 5 minutos, dependendo de como você gostaria de servir o cappelletti e sirva.

Como Servir

Para servir em caldo, ferva no frango ou outro caldo de carne por 3 a 5 minutos até ficar al dente . Sirva o macarrão cozido em uma tigela coberta com caldo.
Alternativamente, ferva o cappelletti em água e sirva com um molho de carne ou com um pouco de azeite, sal e pimenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receita Simples e Fáceis
Nossas Categorias