Todos nós amamos Bolo de Festa, alguns de nós têm seu sabor favorito, mas talvez nenhum bolo seja mais tradicional do que esse de massa amarela e cobertura de chocolate.

Apesar de ser encontrado facilmente em padarias e mercados de todo Brasil, grandes receitas caseiras deste Bolo de Festa com cobertura de chocolate são feitas de diversas formas por amantes da gastronomia em todo mundo.

Após meses de testes, acho que acertei em cheio na receita. Vamos juntos fazer hoje esse Bolo de Festa.

Bolo de Festa
Bolo de Festa

Se você preferir um fazer um Bolo de festa de três camadas, ou se as suas formas de 23 cm não tiverem pelo menos 5 cm de profundidade, divida a massa em terços e use três formas.

Mas você tendo apenas duas formas, asse o terceiro bolo em um segundo lote, reutilizando uma das formas resfriadas, limpas e untadas. Asse os bolos por 22 a 27 minutos.

As camadas do Bolo de Festa e glacê podem ser feitas com até três dias de antecedência, reservados na geladeira, e o bolo montado no dia que você deseja servir.

Para guardar o Bolo de festa, embrulhe as camadas em plástico filme e transfira a cobertura para um recipiente hermético ou cubra bem a tigela em que a preparou.

Aqui Temos Mais Receitas de Bolo Para Você

Quando estiver pronto para montar o bolo, remova a cobertura da geladeira e aqueça em temperatura ambiente até ficar macia o suficiente para espalhar facilmente.

O Bolo de Festa inteiro (montado e decorado) pode ser armazenado no freezer por até um mês.

Como Fazer Bolo de Festa – Ingredientes

Para o Bolo de Festa

240 gramas de farinha de trigo
1 1/4 colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento em pó
4 ovos grandes, em temperatura ambiente
400 gramas de açúcar granulado
1 colher de sopa de extrato de baunilha
230 Ml de leite integral
60 gramas de manteiga em cubos
70 Ml de óleo de soja

Para a Cobertura

110 gramas de cacau 70% ou mais
450 gramas de açúcar de confeiteiro
1/4 colher de chá de sal
80 Ml de água quente
1 colher de sopa (14g) de extrato de baunilha
290 gramas de manteiga amolecida

Como Fazer Bolo de Festa – Modo de Preparo

  1. Em uma tigela pequena, misture a farinha, o sal e o fermento e reserve.
  2. Em outra tigela maior, usando uma batedeira, bata os ovos, o açúcar, a baunilha até engrossar e ficar com uma cor dourada clara, cerca de 2 minutos em velocidade média-alta.
  3. Se voçê não tiver uma batedeira, bata por 5 minutos usando o fouet. A massa deve cair em tiras grossas dos fouet.
  4. Adicione os ingredientes secos à mistura na tigela e misture – manualmente ou em velocidade baixa da batedeira, apenas o suficiente para homogeneizar.
  5. Raspe o fundo e as laterais da tigela e misture de novo rapidamente, para incorporar totalmente qualquer resíduo de farinha ou grumos.
  6. Em uma panela leve ao fogo médio ou no micro-ondas o leite apenas para ferver.
  7. Retire a panela do fogo e acrescente a manteiga mexendo até a manteiga derreter.
  8. Lentamente, misture a mistura quente de leite, manteiga e óleo na massa, mexendo na velocidade baixa da batedeira até que tudo esteja fique bem misturado.
  9. Raspe a tigela e misture rapidamente, apenas até ficar homogêneo.
  10. Divida a massa uniformemente entre as duas formas. Você usará cerca de de 580 gramas de massa em cada.
  11. Asse os bolos até que as bordas se soltem das laterais da assadeira, um palito inserido no centro saia limpo e o topo pareça firme.
  12. Isso deve levar de 26 a 30 minutos para duas formas de 23 cm.
  13. Retire os bolos do forno, afrouxe com cuidado as bordas e deixe esfriar por 15 minutos nas assadeiras.
  14. Em seguida, retire-os das formas e transfira-os para uma gradinha, com o lado direito para cima, para que esfriem até a temperatura ambiente.
  15. Para fazer a cobertura:
  16. Em uma tigela grande ou na tigela da batedeira, misture o cacau em pó, 1 xícara (113g) de açúcar de confeiteiro e o sal.
  17. Junte a água e a baunilha, raspando a tigela se necessário.
  18. Adicione a manteiga e o açúcar de confeiteiro restante, mexendo bem.
  19. Usando uma batedeira manual ou uma batedeira, bata a cobertura em velocidade média-alta por 1 a 2 minutos, até ficar com a cor clara e fofa, parando na metade para raspar o fundo e as laterais da tigela.
  20. Quando a cobertura estiver pronta, retire um pouco em sua espátula, se estiver muito dura, bata com água (1 colher de chá por vez) até obter a consistência desejada.
  21. Para montar o bolo:
  22. coloque uma das camadas do bolo em um prato de servi, coloque pedaços de papel manteiga embaixo da borda do bolo para manter o prato limpo.
  23. Espalhe a camada inferior com cerca de 1 xícara de cobertura, o suficiente para fazer uma camada de 1 cm de espessura.
  24. Centralize a segunda camada com o lado inferior para cima sobre a camada fosca e pressione suavemente para fixá-la no lugar.
  25. Se seu tempo permitir, coloque o bolo na geladeira ou no freezer, descoberto, por pelo menos 30 minutos para firmar.
  26. Isso tornará as camadas menos propensas a deslizar enquanto você trabalha, e o bolo não vai derramar migalhas quando você congelar.
  27. Para finalizar o bolo:
  28. Para obter o bolo mais bonito, faça a cobertura em duas etapas. Primeiro, espalhe uma camada muito fina de glacê nas laterais e na parte superior, isso é chamado de revestimento de migalhas.
  29. Você deve conseguir ver o bolo através da cobertura em alguns pontos, é bem fino. Leve o bolo à geladeira por 20 minutos para que esta camada endureça.
  30. Assim que o bolo estiver frio, use a cobertura restante para cobri-lo completa e uniformemente, Se você tiver algum resquício de glacê, você pode usá-lo para decorar tubos na parte superior ou ao redor da base.
  31. Guarde o bolo, coberto, em temperatura ambiente, ou na geladeira se sua cozinha estiver quente. Deixe chegar à temperatura ambiente antes de servir.
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receita Simples e Fáceis
Nossas Categorias