A História do Beef Bourguignon

Você pode reconhecer este icônico prato francês o Beef Bourguignon em vários menus À La Carte em todo o mundo. Tem uma longa e interessante história em toda gastronomia que pensamos poder partilhar com vocês, aqui, hoje no receita simples e fácil.

Lindo e saboroso, o Beef Bourguignon é famoso não apenas na França, mas como em todo o mundo. Por ser um prato tão famoso quanto outros clássicos franceses como o ratatouille.

Não passa de um rico guisado de carne cozida de forma lenta, onde a carne deve ser refogada em vinho tinto com batatas, cenouras, cogumelos, alho, cebolas e um bouquet garni ( um buquezinho de tomilho, salsa e louro).

Existem algumas variações do Beef Bourguignon , Contendo caso queiram a adição de toucinho suíno em algumas receitas, no casso essa nossa.

Beef Bourguignon
Beef Bourguignon fácil

Cozinhando com vinho tinto

Beef Bourguignon é originário da província de Borgonha, uma região chamada Borgonha em francês – daí o nome, onde o premiado gado Charolês é famoso pela excelente carne bovina. A região da Borgonha também é conhecida pelos vinhos excepcionalmente bons, pelo que, naturalmente, a assinatura e o prato histórico da região são uma combinação destas duas especialidades.

A escolha do vinho em que a carne é cozida é extremamente importante. O vinho tinto deve ser um tinto da Borgonha; um Pinot Noir ou Gamay de preferência. Os sabores do vinho infundem a carne e complementam lindamente os outros ingredientes, tornando o guisado rico e intensamente saboroso.

Beef Bourguignon uma comida medieval que ainda hoje é popular

Beef Bourguignon remonta à Idade Média e começou como comida camponesa. Na época, o cozimento lento era popular nas áreas rurais porque era barato, enchia e podia alimentar muitas pessoas. Era também uma maneira segura e completa de cozinhar cortes de carne mais duros que, de outra forma, seriam desperdiçados.

Tradicionalmente, este prato levava dois dias para ser preparado; quanto mais tempo cozinhado, mais forte é o sabor e mais tenra fica a carne.

Beef Bourguignon história do prato
Beef Bourguignon clássico

INGREDIENTES

1 quilo de alcatra
2 cebolas médias
1 cenoura
150 gramas de bacon
30 gramas de extrato de tomate
200 ml de vinho tinto
800 ml de fundo de carne
40 gramas de manteiga
200 gramas de champignon
4 dentes de alho
60 gramas de farinha de trigo
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Ervas de provance a gosto

Como fazer Beef Bourguignon – Modo de Preparo:

  • Lavar as cebolas e a cenoura e descascar e cortá-las em cubos.
  • Esquentar a manteiga (metade) junto com uma colher de óleo numa panela.
  • Refogar a cebola e o bacon cortado em cubos até dourarem.
  • Retirar da panela e refogar a carne cortada em cubos grandes até durar.
  • Devolver a cebola o extrato de tomate e o bacon à panela e adicionar o vinho (flambar) e adicionar o caldo de carne.
  • Temperar com sal, pimenta-do-reino e ervas de Provence.
  • Cozinhar por 40 minutos.
  • Adicionar champignon 15 min antes de terminar o cozimento.
  • Verificar o tempero.
  • Ligar com farinha e cozinhar mais 5 minutos.

Obs. Servir com batata a vapor ou arroz branco.

Viu como não é difícil? Bom, eu acredito que se você fizer em sua casa, dificilmente alguém não ira te elogiar por longos anos, pois o Beef Bourguignon por ser um prato conhecido mundialmente, é óbvio que se alguém me fizer ele, eu irei amar, assim como seus amigos e convidados irão fazer, pois o sabor dos temperos, a historia envolvida por trás desta receitas atravessam séculos, enfim, esperamos que tenham gostado, pois publicamos com todos nosso amor e carinho a receitinha do nosso Beef Bourguignon para vocês.

Comente se gostou da receita.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receita Simples e Fáceis
Nossas Categorias